O que é o que é:
- são encontradas nos modelos em ferro, alumínio, PVC, madeira, MDF e vidro;
- podem ser compradas prontas ou encomendadas em lojas especializadas em móveis planejados;
- existem aquelas pintadas ou só envernizadas;
- de abrir ou de giro, de correr, pivotante, sanfonada, camarão, bang bang e balcão.
Adivinhou?
Resposta: as portas!
Não precisa ficar surpreso com tantos
tipos de porta, porque o post de hoje foi elaborado justamente para explicar cada um deles! Antes de conhecê-los, entenda a importância da escolha correta do material:
Material da porta: como escolher?
Em uma área molhada, como cozinha, banheiro ou áreas de serviços, por exemplo, o ideal é escolher um material resistente à água para uma durabilidade maior. PVC ou alumínio são boas escolhas, melhor ainda se elas tiverem vidro e ventilação, assim o cômodo fica mais iluminado e arejado! Se escolher a madeira, gaste um pouco mais e escolha uma de boa qualidade, maciça.
O tamanho do ambiente influencia no tamanho e no tipo da porta. Quando o lugar é pequeno, essa escolha é fundamental porque pode te ajudar a ganhar espaço. É o caso das portas de correr, das sanfonadas e das portas camarão. Elas abrem e fecham somente no vão e não invadem o espaço.
Conheça agora os tipos de porta que separamos para o post de hoje! Acompanhe:
Tipos de porta
1. Porta de giro ou de abrir
Ela é a mais popular, usada em qualquer ambiente. Pode ser lisa ou ser trabalhada e é encontrada em vários materiais e cores.
A
porta de giro não é muito indicada para ambientes muito pequenos porque precisa de espaço livre para abri-la.
2. Porta bang bang
 |
Fonte: Decor Fácil |
Essa porta de nome peculiar você já deve ter visto em banheiros de restaurantes e bares e, claro, nos filmes de faroeste, em que elas eram usadas nas entradas dos estabelecimentos.
Existem modelos feitos com
veneziana e com
treliças nas duas folhas que a compõem, com aproximadamente 1,20m de altura. A
porta bang bang não possui tranca, e sim dobradiças vai-e-vem, que a mantêm fechada.
3. Porta pivotante
 |
Fonte: Tijolos e Tecidos |
A
porta pivotante é bastante utilizada nos acessos principais de residências, por ter esse sistema elas são mais largas e altas. Vale ressaltar que dão um ar mais sofisticado.
A pivotante tem uma particularidade: o eixo em que é presa fica na vertical, o que possibilita que, quando aberta, ela não encoste nos batentes.
4. Porta sanfonada
 |
Fonte: Elo 7 |
O próprio nome desse tipo de porta já diz tudo! Caracterizada pelos vincos verticais, que lembram as dobras de uma sanfona, ela tem a vantagem de ser aberta totalmente, por isso é muito indicada para ambientes pequenos.
Se você preferir, a
porta sanfonada permite que a abertura seja regulada, se for o caso de deixá-la parcialmente fechada. A orientação na hora de comprar é quanto ao material: caso não seja resistente, a durabilidade será prejudicada. Geralmente são encontradas em PVC.
5. Porta camarão
 |
Fonte: Pinterest |
A
porta camarão lembra a sanfonada porque ela também apresenta dobras. A diferença consiste no tamanho: as dobras da porta camarão são bem maiores. Entre cada folha, mais grossa em relação à sanfonada, são usadas dobradiças em vez dos vincos.
É comum ser usada para dividir o espaço, e, quando aberta, as folhas ficam umas sobre as outras. As de madeira são as mais comuns no mercado.
6. Porta balcão
 |
Fonte: Pinterest |
Ela é utilizada em varandas e em ambientes que levam a áreas externas. A
porta balcão pode ser de giro ou de correr e possui duas folhas em cada lado: uma de vidro para iluminação e outra de vedação, de madeira ou alumínio.
7. Porta de correr
 |
Fonte: ACS Gesso Decorações |
A funcionalidade tem rendido popularidade à
porta de correr. Ela permite a integração e otimização dos espaços, além de valorizar a própria decoração.
Você pode encontrá-las no modelo embutido ou externo, e o mecanismo de trilhos pode ser exposto ou não. Outra vantagem é que essas portas podem ter múltiplas folhas. Quanto a elas,
separamos um conteúdo especial como exemplo de aplicação!
Bem, agora que você já conhece mais um pouco sobre as portas, dê uma olhada na sua casa e veja quais tipos você tem. Há alguma precisando de manutenção? Aproveite e pinte-a! É só escolher a tinta apropriada para o
material da porta e a cor de preferência. Assim, você dará um ar diferente e mudará um pouco seu espaço!
Curtiu as dicas de hoje? Que tal agora aprender a
mudar a decoração da casa somente com molduras? Clique no link do artigo e boa leitura!