É possível transformar um espaço pequeno em um ambiente aconchegante com criatividade, economia e sustentabilidade.
Acompanhe este post para constatar como pode ser prático dar um upgrade naquele cantinho desejado, reaproveitando materiais e de forma rápida, sem estresse!
Vamos apresentar as características de um pequeno trabalho de paisagismo com base num exemplo real. Veja só:
Área pequena
As fotos acima mostram um lavatório de cerâmica em um ambiente limitado, ao ar livre.
O objeto por si só é rústico, mas fica ainda mais charmoso com as plantas dispostas ao redor dele — repare que o jardim vertical preencheu quase toda a parede.
A parte exposta foi preenchida por pisos cerâmicos desenhados; assim, o cantinho ficou ainda mais atraente. Na imagem mais detalhada, percebe-se que as peças são compostas por figuras diferentes entre si, que trouxeram mais colorido e personalidade à composição!
Bom, você agora se pergunta: como era esse lugar antes desse projeto?
A resposta está relacionada ao próximo item, que trata da incrível oportunidade para reaproveitar o material da obra.
Reaproveitamento de material
Falar de reaproveitamento de materiais e de restos de construção é falar de sustentabilidade.
No Brasil, mais da metade das cidades brasileiras ainda deposita resíduos de reformas e demolições em lixões ou lugares impróprios.
A reciclagem de materiais diminui o uso de matérias-primas, evita acúmulo de lixo depositado em aterros e reduz o entulho — restos de concreto, madeira, telhas, lajotas etc.
Nesta reforma, o local era uma ducha desativada, revestida de ardósia e, próxima a ela, um canteiro com poucas plantas completava o espaço, coberto de lodo.
O sistema hidráulico serviu para instalar a torneira mais ao centro.
O lavatório, acredite, também foi reaproveitado! Ele era um vaso cerâmico utilizado como cachepô para plantas.
O verde foi composto por plantas igualmente reaproveitadas da casa. O papel da flora no projeto, porém, é mais abrangente.
Jardim vertical
A vegetação usada como revestimento de paredes e muros é conhecida por jardim vertical. Ele é uma poderosa técnica paisagística. Entenda o porquê:• amolda-se a espaços limitados
• absorve carbono atmosférico
• umidifica e melhora a qualidade do ar
• melhora a estética do imóvel com área verde
• propicia a produção de alimentos
A natureza preservada no seu quintal, além de dar um upgrade extraordinário no ambiente, ajuda a diminuir a temperatura local. Pesquisas em áreas urbanas constatam que o verde derruba os termômetros em até 10 ºC.
As plantas usadas nas fotos são fáceis de encontrar. Há espécies de dinheiro em penca, dólar, samambaia e outras adaptáveis à sombra, uma vez que o espaço não tem incidência solar.
Baixo custo
Você pôde perceber pela descrição o quanto foi economizado na transformação. O reuso encurtou o tempo da reforma, o que evitou pagar por mão de obra para um projeto extenso.A montagem do lavatório aproveitou o sistema hidráulico da ducha — sem necessidade de mais quebra de parede e de compra e instalação de canos. Os pisos cerâmicos deram um efeito chamativo, e só foi necessária uma caixa deles.
O vaso foi instalado sem grande custo: ele está apoiado no chão e impermeabilizado no interior para garantir a duração e a qualidade.
Economia também na hora de trocar as plantas. Se enjoar de uma composição, troque os arranjos de lugar. Pronto!
Para regá-las, o consumo de água é menor. A saída do líquido do lavatório foi adaptada para aguar também o jardim. A natureza agradece!
Outra dica valiosa é aproveitar as plantas que florescem em todas as estações. Assim seu jardim vertical terá floração durante o ano inteiro e, a cada período, um ambiente com novas cores, sem gastar um centavo!
Um espacinho abandonado em casa tem potencial para ter a sua cara usando bastante criatividade e pouco dinheiro! A ajuda de um arquiteto é indicada para que o projeto saia seguro e profissional.
E você, já usou a criatividade para transformar um cantinho da sua casa? Deixe seu comentário logo abaixo e compartilhe ideias simples e baratas! Não deixe também de entrar em contato em caso de dúvidas.
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário